A PROFESSORA LIA GISELA GENOVESIO SEVERINO ESTA DESENVOLVENDO O PROJETO ABAIXO NAS AULAS DE INFORMATICA EDUCATIVA
PROJETO: CUIDANDO DO NOSSO PLANETA.
PROJETO: CUIDANDO DO NOSSO PLANETA.
1 TEMA: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR.
2 NOME DA ESCOLA: APAE DE TURVO
3 CLIENTELA ALVO: OS ALUNOS ATENDIDOS NAS AULAS DE INFORMÁTICA
4 PROFESSORA: LIA GISELA GENOVÉSIO SEVERINO
5 PERÍODO: DOS DIAS 20, 21, 22, 27, 28,29 de julho e 8 de setembro/2011
6 OBJETIVO GERAL: INFORMÁTICA:
A informática será utilizada como recurso pedagógico onde propiciará conhecimentos básicos de informática e meios diferenciados para o melhor desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos com necessidades educacionais especifícas e também aos assuntos relacionados ao projeto.
O projeto “Cuidando do nosso planeta” vai ajudar na conscientização e sensibilização dos nossos alunos com necessidades educacionais especifícas, mostrando de maneira consciente que devemos preservar o meio ambiente em que vivemos.
7 OBJETIVO ESPECIFÍCO: INFORMÁTICA:
*Ligar e desligar o computador.
*Introduzir noções básicas do uso do computador e conscientizar sobre a importância da conservação do computador.
*Incentivar a participação, interesse e iniciativa diante das atividades propostas.
7.1 CUIDANDO DO NOSSO PLANETA:
*Conscientizar os nossos alunos sobre a importância da água e seu uso correto.
*Reconhecer a importância da água na nossa vida e suas diversas utilidades.
*Estimular a conscientização dos alunos sobre a necessidade do meio ambiente e sua preservação nas florestas, na sua casa, na sua escola, na sua cidade.
*Utilizar o computador como recurso para realizar atividades relacionadas ao tema.
8 JUSTIFICATIVA
Este trabalho surgiu em decorrência da observação dos problemas ambientais enfrentados pelos cidadãos, bem como a necessidade de se buscar ações que promovem o crescimento sócio econômico sem agressão ao meio ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente, garantindo assim um desenvolvimento sustentável.
9 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO DECORRER DO PROJETO:
Paint: desenho dirigido;
Internet: jogos, histórias, músicas, clipes e atividades relacionadas ao projeto meio ambiente;
Yotube:apresentação de vídeos relacionados o tema: Planeta Água-Guilherme Arantes.
Jogos de aprendizagem para iniciação ao uso do computador;
Cds com atividades e jogos pedagógicos relacionados ao meio ambiente.
Digitar no Word palavras relacionadas ao tema do projeto;
Desenho para colorir;
Multimidia do Smart Kids para assistir vídeo sobre o tema reciclagem do meio ambiente.
DVD: A VIDA NA FAZENDA-história relacionada aos animais
CD: Vida Marinha e Planeta Animal-jogos pedagógicos como: memória, 7 erros,quebra cabeças.
Ensinar a pesquisar na internet; sobre o tema: a poluição do planeta e depois digitar os tipos de poluição que ocorre em nosso planeta.
Yotube: músicas de PATATI PATATA relacionadas ao meio ambiente.Aprender de forma divertida o conteúdo relacionado ao meio ambiente,através da musica:atenção visual auditiva expressão verbal,memória visual,
Jogos educativos online-referente ao meio ambiente.
Zonix.no.sap.pt/atividades educativas.htm-jogos das diferenças,memória,quebra cabeças.
OBSERVAÇÃO; Estas atividades são desenvolvidas com os alunos com necessidades educativas específicas, sendo que serão trabalhadas respeitando o ritmo de cada aluno.(alguns mais rápido,outros mais lentos).
É necessário buscar caminhos para que haja aprendizagem, respeitando a necessidade especial. A tecnologia computacional pode ser usada como ferramenta de apoio auxiliando a ampliação das capacidades humanas.
10 AVALIAÇÃO
Será conforme as habilidades adquiridas pelos alunos com necessidades educacionais específicas e suas dificuldades no processo de aprendizagem.
Deve-se deixar que o aluno descubra sozinho, apenas devem dar dicas e responder de forma clara, proporcionando assim que ele consiga explorar suas potencialidades, tornando-o um ser atuante e autônomo na sociedade.
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